Curso Aluno Dificil ou Dificuldade do Aluno

ALUNO DIFÍCIL OU DIFICULDADE DO ALUNO

[2ª edição]

Para que os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, ou são mais difíceis de lidar, possam aprender ainda mais

O QUE É?

Nasceu o #didaticanapratica: Aluno difícil ou dificuldade do aluno? Quer saber o que é?
É mais um curso oferecido especialmente para os instrutores de trânsito que atuam em CFCs do RS. Pretendemos lhe convidar, instrutor, a aprimorar junto conosco seus conhecimentos – tudo na prática.
Neste curso, que é quase um game (se inscreve lá que você vai ver), a ideia é que possa aprimorar sua compreensão sobre dificuldades de aprendizagem e utilizar as ferramentas que oferecemos para lidar com os alunos que apresentam características comportamentais que influenciam no desenvolvimento das aulas. Tudo para que suas aulas consigam “chegar lá” na construção da aprendizagem dos alunos.
Ficou interessado? Se inscreve lá!

PARA QUEM?

Para aquele instrutor que já se deparou com alunos que tinham muita dificuldade para aprender. Também é para aquele instrutor que já teve ou tem em suas aulas alunos que considerou difícil de lidar. Ainda, se você já achou difícil dar aulas para idosos ou pessoas com baixa escolaridade, pode encontrar auxílio em nosso curso. Se você é instrutor, mas ainda não passou por nenhuma dessas situações, esse curso também é para você viu?! Esses alunos estão por aí, e em algum momento podem iniciar seu processo de habilitação indo parar em sua sala de aula ou ao seu lado nas aulas práticas.

QUAL A MODALIDADE DE ENSINO?

Por enquanto temos esse curso na modalidade online. Você se inscreve e faz no seu ritmo. Ao final do período das aulas da sua turma teremos um encontro online ao vivo para quem se interessar. Esse encontro não é de participação obrigatória, mas será uma oportunidade de conversarmos mais sobre as aprendizagens.

O QUE VOCÊ LEVA?

Além do conhecimento e das trocas construídas, você terá acesso aos materiais utilizados durante o curso, basta baixar os arquivos disponibilizados.

PROGRAMA

FASE #1

Nesta fase vamos aprender sobre a diferença entre um aluno com dificuldade para aprender e um aluno difícil.

FASE #2

Aqui vamos aprender sobre a atuação do instrutor diante de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.

FASE #3

Nesta fase vamos ver sobre transtornos que afetam a aprendizagem e estratégias pedagógicas para aplicar diante das dificuldades dos alunos.

#3.1 – Dislexia

#3.2 – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

FASE #4

Nesta fase teremos 3 níveis, cada um dialogando com você sobre um aspecto diferente dos seus alunos e como podemos trabalhar de maneira pedagógica com as diferentes características apresentadas por eles, procurando lhe auxiliar a compreender esses alunos, aproveitar seu potencial e contribuir com o aprendizado de toda a turma.

#4.1 – Conecta ou desconecta

#4.2 – Sei ou não sei: eis a questão!

#4.3 – É sério isso?

FASE #5

Aqui os analfabetos funcionais são o foco – vamos conversar sobre como trabalhar com esse público e auxiliar para que aprendam efetivamente.

FASE #6

Nesta fase aprendemos sobre os aspectos educacionais do idoso e as estratégias pedagógicas possíveis no processo de habilitação.

FASE #7

Aqui vamos revisar todo o conteúdo, deixando o recado do que é o principal de cada aprendizagem.
Também é aqui que você poderá participar de uma conversa online ao vivo com os colegas que participaram do curso e com as professoras.

Desenvolvido por: DTI