SEJA UM MULTIPLICADOR

SEJA UM

MULTIPLICADOR

O que é multiplicar?

Em nosso caso, em que o objetivo principal é promover a segurança e o convívio harmonioso no trânsito, multiplicar está diretamente relacionado a disseminar boas práticas, para que esse espaço coletivo se torne cada vez mais seguro justo para todos. Um trânsito justo é aquele onde todos têm seus direitos preservados, o que só é possível quando conseguimos enxergar as diferenças e respeitá-las, contemplando distintas necessidades. Multiplicar significa tanto compartilhar experiências e conhecimentos de maneira informal, como também planejar e desenvolver ações com potencial de atingir e provocar transformações nos indivíduos e, por consequência, na sociedade. Envolve motivar e mobilizar as pessoas para que revejamreflitam mudem o próprio comportamento, de modo a exercerem com responsabilidade seu direito de ir e vir, contribuindo para o trânsito mais seguro que tanto almejamos. Mais do que fazer a sua parte, cabe ao multiplicador conquistar parceiros para a nobre causa da educação para o trânsito.

Quem pode multiplicar educação para o trânsito?

Toda pessoa disposta a socializar seus conhecimentos em prol de atitudes seguras e de um convívio harmonioso no trânsito, e a assumir esse papel de agente social de transformação.

Como multiplicar educação para o trânsito?

É preciso querer um trânsito melhor e estar convicto da importância da educação como o caminho para transformá-lo, pois há muitos desafios a quem não se conforma com a realidade e deseja evoluir. Conviver no trânsito vai além de nossos deslocamentos diários e está diretamente relacionado à forma como encaramos o trânsito e interagimos com as outras pessoas. A educação acontece, principalmente, pelo exemplo, portanto, o primeiro desafio é transformar o próprio comportamento e lidar com as próprias limitações. Além de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, é necessário entender as especificidades de cada público, conhecer a realidade local e as possibilidades de ações a serem executadas, escolher as ferramentas e recursos mais adequados, dentre outros, para que consiga planejar trabalhos efetivos e atingir bons resultados. Provocar mudanças de hábitos e comportamentos é uma tarefa complexa. Então, quanto mais convicto estiver o multiplicador, maiores as chances de alcançar os objetivos desejados.

Como contar com a nossa Escola Pública de Trânsito?

Dentre as ofertas da Escola, é possível contar com diversos cursos e oficinas com o objetivo de auxiliar quem deseja ser um multiplicador de educação para o trânsito a desenvolver as competências necessárias para atuar junto ao seu público de interesse.

É importante construir conhecimentos na área, compreender como as pessoas de diferentes faixas etárias aprendem, ampliar conhecimentos sobre metodologias de ensino, aprender a desenvolver projetos, a planejar, a criar, selecionar e adaptar recursos, sempre buscando se aproximar ao máximo da realidade de cada público, tendo objetivos bem definidos. E, além disso, estar conectado com pessoas com os mesmos interesses.

Então, fica o convite a quem já desenvolve algum trabalho nesse sentido, ou deseja começar, para explorar aqui no Portal a área de cursos, no menu Nossos Cursos, e organizar sua agenda para se qualificar. Que tal?! Todos os cursos são gratuitos e com certificação.

Aqui no Portal é possível encontrar, também, recursos educativos prontos para uso em ações de diferentes tipos e com públicos variados. Basta explorá-lo e conferir espaços como Escolaflix, Escolacast, Revista, Drops Escola, Vídeos web, Biblioteca, Jogos e muito mais.

E olha só! Todo material que compõe este Portal, o YouTube e o Instagram da Escola foi desenvolvido para subsidiar quem deseja multiplicar. Então, é só referenciar a Escola e usufruir SEM moderação!

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/@escolapublicadetransitodet1800

Instagram: https://www.instagram.com/escoladetranrs/