EscolaCAST

Aqui você vivenciará uma experiência diferente de aprendizagem. Neste espaço, você pode ouvir diversos assuntos relacionados à educação e ao trânsito em formato de podcast.

Mas o que é um podcast?

É um material disponibilizado em áudio, muito semelhante a um programa de rádio, com a vantagem de você nos ouvir quando e quantas vezes quiser, é só clicar.

07 - Mudança de comportamento no trânsito II

Para Credenciados e População em geral

19 min e 12 seg - 03/12/2021

O Podcast –  Mudança de comportamento no trânsito II  faz parte do Programa Didática na Prática buscando levar informação educativa e discussão de temáticas relacionadas ao comportamento no trânsito, podendo ser acessível tanto para aplicabilidade no fazer pedagógico dos credenciados, favorecendo a qualificação para o trabalho de educação desenvolvido pelos CFCs, quanto para a população em geral, por ser linguagem e informação aplicável a todos.

Neste episódio serão abordadas temáticas relacionadas aos sentimentos que levam ao “querer moral” envolvido na mudança de comportamento, como o medo, o amor, a confiança, a empatia, a culpa e a vergonha. Também falamos sobre a relação entre o intelectual e o afetivo no processo de mudança de comportamento no trânsito, bem como a presença do medo do novo, o boicote, e como superá-los no processo de mudança.

Kátia Daudt, Renata Dotto Cidade e Sinara Cristiane Tres Soares

Kátia Daudt, Renata Dotto Cidade e Sinara Cristiane Tres Soares.

Diego Silva Nunes

06 - Mudança de comportamento no trânsito I

Para Credenciados e População em geral

17 min e 12 seg - 20/10/2021

O Podcast – Mudança de comportamento no trânsito I faz parte do Programa Didática na Prática buscando levar informação educativa e discussão de temáticas relacionadas ao comportamento no trânsito, podendo ser acessível tanto para aplicabilidade no fazer pedagógico dos credenciados, favorecendo a qualificação para o trabalho de educação desenvolvido pelos CFCs, quanto para a população em geral, por ser linguagem e informação aplicável a todos.

Neste episódio serão abordadas temáticas relacionadas à ideia de que adulto não muda comportamento, apresentando informações sobre quando e em que situações ela ocorre, visando também esclarecer o processo de mudança de comportamento do idoso. Além disso, é abordada a “vontade” para a mudança, contribuindo com possíveis estratégias aplicáveis para pessoas que queiram persuadir outros a mudarem seus comportamentos no trânsito.

Kátia Daudt, Renata Dotto Cidade e Sinara Cristiane Tres Soares

Kátia Daudt, Renata Dotto Cidade e Sinara Cristiane Tres Soares.

Diego Silva Nunes

05 - Aulas remotas no CFC: como agir?

Para Público em Geral

22 min - 05/07/2021

O Podcast – Aulas remotas no CFC: como agir?, faz parte dos Programas Didática na Prática e Vivendo e Aprendendo e foi produzido em parceria com a Coordenadoria de Processos de Habilitação do DetranRS.

Nele são abordadas temáticas relacionadas especialmente a como aproveitar ao máximo as aprendizagens durante as aulas remotas da formação de condutor, servindo tanto no fazer pedagógico dos CFCs, quanto para o público em geral que está lidando diariamente com a modalidade de ensino remoto.

Renata Cidade, Rosane Uszacki e Soneli Gnatta.

Carina Dewes, Margareth Pereira, Soneli Gnatta, Rosane Uszacki, Rosangela Petenuzzo, Sinara Soares e Renata Cidade.

Diego Silva Nunes.

04 - O indivíduo, o grupo e a sociedade

13 min - 24/05/2021

Produzido a partir do Curso Mistureba, iremos falar sobre a importância de trabalhar nos cursos de formação e reciclagem de condutores o tema, permeando esse assunto em todas as aulas e sensibilizando para a reflexão de como o comportamento de cada um influencia o espaço público.

Renata Silveira e Ivana Silva.

Ivana Silva.

03 - Falando sobre trânsito

Para o público em geral

11min - 30/11/2020

Neste podcast, propomos conversar sobre o que é trânsito, como ele está presente no nosso dia a dia e de quais maneiras participamos dele.

Diego Silva Nunes e José Adilson Santos Antunes.

Diego Silva Nunes.

02 - Afinal de contas o que é a dislexia?

08min - 21/07/2020

Neste podcast, que é parte do curso Aluno Difícil ou Dificuldade do Aluno, falamos um pouco sobre o transtorno de aprendizagem chamado Dislexia, como ele se manifesta e que estratégias pedagógicas contribuem para a aprendizagem dos alunos acometidos por esse transtorno.

Lucas Saldanha e Sinara Soares.

Sinara Soares.

Lucas Saldanha.

01 - Diferença entre dificuldades e transtornos de aprendizagem

09min - 21/07/2020

Neste podcast, que é parte do curso Aluno Difícil ou Dificuldade do Aluno, falamos um pouco sobre a diferença entre uma dificuldade na aprendizagem e um transtorno que prejudica a aprendizagem, buscando contribuir para que tenhamos isso em mente nos processos de ensino e aprendizagem durante atividades de educação para o trânsito.

Lucas Saldanha, Sinara Soares e Renata Cidade.

Sinara Soares e Renata Cidade.

Lucas Saldanha.