Quem Somos

QUEM SOMOS

Somos uma equipe multidisciplinar comprometida com a sua missão e que está constantemente estudando, debatendo e produzindo conhecimento sobre educação. Como o trânsito é um espaço compartilhado, a responsabilidade também é compartilhada, por isso, assumimos a nossa missão pela busca do trânsito que todos queremos e merecemos.

A Escola Pública de Trânsito é Escola porque é um lugar idealizado para promover aprendizagem, é Pública pois pertence a toda a sociedade e é de Trânsito porque se refere ao espaço público utilizado por todos.

Respeitamos e valorizamos o ser humano e o meio ambiente e estamos sempre na busca de uma relação harmoniosa entre as pessoas nos espaços públicos, estejam elas a pé, de bicicleta, motorizadas ou em qualquer outro meio de locomoção. Acreditamos na necessidade de prevalência dos interesses coletivos sobre os individuais no trânsito para preservação da vida.

Diretoria Institucional DetranRS

Direção de Escola
& Vice-Direção

Biblioteca

Coordenadoria de Processos de Ensino e Aprendizagem

Coordenadoria Administrativa e Pedagógica

Coordenadoria de Educação para a Segurança e Cidadania no Trânsito

Jose Antunes

José Adilson

Pedagogo, supervisor escolar, especialista em Desenvolvimento Humano e mestre em Educação na área de Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas. Contribui na organização e revisão pedagógica de textos formais da Escola e dos materiais dos cursos presenciais e online. Atua na área da educação formal há mais de vinte e sete anos e entende que a Educação para o Trânsito é sumamente importante para que alteridade e empatia sejam efetivas para fortalecer o convívio fraterno e humano no trânsito e na vida.

ADRIANA-RESTON.jpg

Adriana Reston

Pedagoga, especialista em Gestão de Trânsito e Transporte. Formada também em Psicologia. Atua na gestão da Escola como Vice-diretora Pedagógica e acredita que qualificando o atendimento à população através do desenvolvimento de atividades de educação para o trânsito estará contribuindo para a preservação da vida.

Adriana Centeno

Adriana Centeno

Concluiu a faculdade de Direito em 2009 e está no DetranRS desde 2014. Atua na Coordenadoria Administrativa e Pedagógica da Escola. Gosta muito de viajar, de ler, assistir seriados e de estar com a família. Também é uma admiradora da fotografia e da cultura africana.

FOTO-ROSTO-ANA.jpeg

Ana Claudia Mello

Administradora, especialista em Gestão Pública. Atua na Coordenadoria Administrativa e Pedagógica. Acredita no poder transformador da Educação para o Trânsito, através de processos educativos que alcancem a sensibilização e conscientização dos diversos agentes na construção de um trânsito melhor e mais seguro.

Bruna Fagundes

Bruna Fagundes

Técnica em Administração, pedagoga, pós-graduada em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Desenvolve cursos e ações educativas nas modalidades presencial e online. Como multiplicadora considera que sua maior contribuição para o trânsito resulta de exemplos positivos.

Maria Silva

Maria Candida

Técnica em Secretariado e pedagoga. Elabora e realiza cursos nas modalidades online e presencial. Acredita que a educação no trânsito deve chegar a todos, independente do papel exercido no trânsito. Todos somos protagonistas.

Carla Guglielmi

Carla Badaraco

Pedagoga, especialista em Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana. Formada também em Direito. Atua como Diretora da Escola. Há 22 anos trabalhando na área de trânsito acredita em uma nova lógica na relação das cidades e pessoas, na qual a vida é a principal protagonista.

Caroline Amaral

Caroline Amaral

Pedagoga, especialista em Tutoria em Educação a Distância, mestra e doutora em Educação. Desenvolve e ministra cursos presenciais e online para a comunidade. No trânsito, realiza seus percursos procurando rever constantemente suas atitudes e considerar as perspectivas dos outros partícipes. No trabalho e no dia a dia, entende estar em um processo contínuo de aprendizagem e de reinvenção.

Caroline Bergter

Caroline Bergter

Biblioteconomista, pedagoga, especialista em Gestão de Arquivos e Gestão Pública e Planejamento e graduanda em Arquivologia. Atua na Biblioteca da Escola organizando, disseminando informações e cultura. Acredita que um trânsito mais harmônico é possível com a colaboração e respeito de todos e por todos nos diferentes papéis desempenhados ao transitarmos.

Daniela Pfluger

Daniela Pfluger

Psicóloga graduada pela UFRGS e especialista em Psicologia do Trabalho e das Organizações. Atua no desenvolvimento e tutoria de cursos e oficinas para a Escola. Exerce o papel de pedestre, ciclista e motorista no trânsito, e vê grandes possibilidades de mudança no trânsito a partir de pequenas atitudes.

Deborah Hartz

Deborah Hartz

Foto-Diza.jpg

Diza Gonzaga

Diretora Institucional do DetranRS, arquiteta , criadora da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e do programa Vida Urgente. Palestrante e conferencista, com artigos publicados em revistas e jornais, autora do livro Thiago Gonzaga-Histórias de uma Vida Urgente que já está na 17ª edição, tornou-se referência quando o assunto é trânsito e mobilidade.

É membro fundador da Federación Iberoamericana de Asociaciones de Victimas contra La Violencia Vial, é associada à Global Alliance of NGOs Road Safety e, a convite da Organização Mundial da Saúde (OMS), compõe a força tarefa de constituição da ONG Mundial de Jovens Youth for Road Safety (YOURS). Também foi uma das idealizadoras da Aliança Brasileira de Organizações da Sociedade Civil pela Vida no Trânsito (ABROT).

Assumiu a diretoria institucional do DetranRS em 2019, e está implementando a Escola Pública de Trânsito, projeto que coloca a Educação para o Trânsito como prioridade da autarquia. Acredita que a Educação é a garantia de um trânsito mais humano e menos violento, e que num futuro próximo tenhamos uma nova cultura no trânsito, onde “a Vida seja a grande prioridade de todos”.

Elenita Paulino

Elenita Paulino

Técnica em administração e bacharela em Turismo. Atua na Vice Diretoria Pedagógica da Escola. Participa do grupo de carona solidária do DetranRS e utiliza transporte público como forma de contribuir para um trânsito mais solidário e seguro.

Fernanda Nozari

Fernanda Nozari

Fernanda Lima

Fernanda Ellwanger

Filipe Grisa

Filipe Grisa

Economista, especialista em Finanças e Economia da Cultura, mestrando na área de formação. Colaborador na área administrativa e no desenvolvimento de mídias da Escola. Acredita que um trânsito mais humano passa por uma mudança de consciência cultural de todos.

Gertraud Fensterseifer

Gertraud Fensterseifer

Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia e Pedagogia Empresarial. Acredito que a harmonia no trânsito independe do momento que estamos vivendo ou de nossos sentimentos. Depende, sim, da nossa postura em relação às pessoas, ao que acontece e ao que vivenciamos. Quanto mais leveza, mais tranquilidade teremos para construir uma convivência de gentileza entre diferentes, com respeito e responsabilidade.

Giovana Santos

Giovana Mattei

Maria Costa

Maria Goreti

Pedagoga, especialista em Orientação Educacional, formada em Letras e pós-graduada em Educação para o Trânsito. Atua na Biblioteca da Escola Pública de Trânsito promovendo atividades culturais, de incentivo à leitura e de valorização do conhecimento. Acredita que a disseminação de valores positivos como o respeito e a solidariedade podem ser refletidos no trânsito, tornando-o mais humano e contribuindo para a preservação do bem maior que é a vida.

Ivana Silva

Ivana Bernardes

Pedagoga, Coordenadora do setor responsável pela Educação para o Trânsito de servidores e credenciados, o que muito a alegra, pois considera fundamental que as pessoas que carregam o nome do DetranRS em seus uniformes também carreguem a causa do trânsito seguro em seu cotidiano. Espera contribuir para a conscientização da importância de preservar a vida. #eufaçoaminhaparte

Karine Goettert

Karine Goettert

Pedagoga, pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Atua como Vice-diretora Administrativa da Escola Pública de Trânsito. Como educadora de trânsito, sua maior missão é promover atividades educativas que ajudem a melhorar o convívio das pessoas no trânsito, provocando uma reflexão sobre a preservação e valorização da vida, nosso bem maior.

Katia Daudt

Katia Daudt

Psicóloga, perita examinadora de trânsito e pós-graduada em Gestão Empresarial. Desenvolve cursos e outros projetos educativos nas modalidades presencial e online. Acredita que através da Educação para o Trânsito é possível ampliar a percepção sobre o espaço público, rever escolhas e adequar comportamentos, o que possibilita a construção de um trânsito mais cordial e seguro para todos.

Letícia Zinn

Leticia Zinn

Lisete Maahs

Lisete Maahs

Pedagoga, com formação em séries iniciais no curso de magistério de 2º grau. Tem habilitação para docência em matérias pedagógicas e em Psicologia da Educação. Especialista em Supervisão Educacional, pós-graduada em Supervisão Educacional e em Formação de Educadores de Trânsito. Desenvolve na Escola atividades diversificadas de mentoria. Servidora efetiva do primeiro concurso do DetranRS, com ingresso em 1998. Contribuiu, nas suas várias áreas de atuação, na consolidação da estrutura e funcionamento desta Autarquia como um todo. Utiliza sua expertise para propugnar caminhos mais rápidos e melhores à consecução dos objetivos da Escola Pública de Trânsito.

Lucas Saldanha

Lucas Saldanha

Graduado em Educação Física. Na Escola trabalha com a modelagem de cursos online. Ciclista e apaixonado por esportes, acredita que saúde e trânsito podem andar juntos, por isso incentiva a troca do elevador pelas escadas e dos carros pela bicicletas e caminhadas.

Foto-Maiquel-Veloso.jpeg

Maiquel Veloso

Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão Pública e Gestão de Projetos, graduando no curso de Licenciatura em Física, com formação e já tendo trabalhado como Examinador e Agente de Trânsito, sempre gostou de observar e entender melhor as necessidades humanas, tendo como objetivos principais o conhecimento, a gestão, o auxílio às pessoas e o desenvolvimento de todos como um todo.

Marjorie Schenfeld

Marjorie da Rosa

Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia. Desenvolve cursos, atividades e oficinas de educação para o trânsito nas modalidades presencial e online. Acredita na importância do seu exemplo, nos diferentes papéis que desempenha ao se deslocar, para motivar mudanças de comportamento e promover maior segurança, harmonia e responsabilidade no trânsito.

Paula Ebeling

Paula Ebeling

Psicóloga, especialista em Psicologia do Trânsito e pós-graduada em Educação Ambiental. Desenvolve cursos e outros projetos educativos nas modalidades presencial e online. Acredita que através da educação é possível ampliar consciências, transformar paradigmas e construir realidades mais justas, sustentáveis e saudáveis. Utiliza a bicicleta como principal meio de transporte e considera ser essa sua maior contribuição para a mobilidade urbana da cidade.

Paulo Batista

Paulo Batista

Priscila Cunha

Priscila da Cunha

Penso que trânsito é estar permanentemente vigilante para conviver com respeito e gentileza, considerando o cuidado com o outro.

Renata Cidade

Renata Cidade

Psicóloga, perita examinadora de trânsito e especialista em Psicologia do Trânsito. Desenvolve e ministra cursos online e presenciais na área de psicologia e de assuntos correlatos. Auxilia os alunos a entenderem como as pessoas se comportam no trânsito, dessa forma acredita contribuir para que esse espaço de convivência se torne mais amigável, empático e tolerante para todos nós.

Renata Silva

Renata Silveira

Técnica em Administração e pedagoga. Participa da elaboração de cursos e ações nas modalidades presencial e online voltadas ao público interno, que são os servidores do quadro e os Credenciados do DetranRS. Utiliza o transporte coletivo público como principal meio de transporte e às vezes se “arrisca” como pedestre, realizando seu deslocamento a pé. Ela acredita ser essa sua maior contribuição para a mobilidade urbana da cidade.

Rosangela Petenuzzo

Rosângela Petenuzzo

Pedagoga, especialista em Gestão Educacional e mestra em Educação. Atua como docente e conteudista dos cursos presenciais e online na Escola. É apaixonada pela Educação para o Trânsito e acredita que nós podemos transformar nosso trânsito, através da educação, num lugar de respeito, de paz e harmonia. #borasalvarvidas

Sinara Soares

Sinara Soares

Psicóloga, especialista em Psicologia do Trânsito e em Saúde Mental, mestranda em Informática na Educação. Planeja e desenvolve cursos, palestras e oficinas nas modalidades presencial e online, bem como participa da elaboração de materiais e estratégias tecnológicas para aplicação no âmbito da Educação para o Trânsito. Apaixonada pela educação, pelo ensinar e pelo aprender, percebe seu papel, enquanto educadora, e da Escola Pública de Trânsito, enquanto instituição, como de um enorme poder transformador da sociedade e do trânsito.

TACIANA-MOURA.png

Taciana de Moura

Pedagoga, especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde e mestra em Educação. Desenvolve e ministra cursos e oficinas nas modalidades presencial e online, além de coordenar a equipe responsável por atender o público externo da Escola. Acredita que a verdadeira aprendizagem ocorre nas trocas de experiências e sua maior contribuição para o trânsito é poder compartilhar com colegas, alunos, amigos e familiares os conhecimentos construídos através do estudo e de suas vivências.

Tatiane Stein

Tatiane Stein

Pedagoga formada em 2001 (sem dúvidas quanto aos rumos que a realizariam como pessoa e como profissional indissociavelmente), habilitada em Educação Infantil (pela UFRGS, mas se tivesse concluído na UnB seria em Educação Especial), ingressou em 2004 no Detran/RS (se deixando cativar pela Educação para o Trânsito) e hoje, cada vez mais convicta quanto à importância do trabalho desenvolvido (em equipe), fica feliz em poder encontrá-los pessoalmente na Escola e/ou através dos projetos online. Adepta da bike (não por esporte, mas como meio de transporte), vegetariana (divisor de águas em sua vida), tem seu motor no lúdico, na acessibilidade e na sustentabilidade. Prefere ser chamada (simplesmente) de Tati.

Diza Gonzaga

Diretora Institucional do DetranRS, arquiteta , criadora da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e do programa Vida Urgente. Palestrante e conferencista, com artigos publicados em revistas e jornais, autora do livro Thiago Gonzaga-Histórias de uma Vida Urgente que já está na 17ª edição, tornou-se referência quando o assunto é trânsito e mobilidade.

É membro fundador da Federación Iberoamericana de Asociaciones de Victimas contra La Violencia Vial, é associada à Global Alliance of NGOs Road Safety e, a convite da Organização Mundial da Saúde (OMS), compõe a força tarefa de constituição da ONG Mundial de Jovens Youth for Road Safety (YOURS). Também foi uma das idealizadoras da Aliança Brasileira de Organizações da Sociedade Civil pela Vida no Trânsito (ABROT).

Assumiu a diretoria institucional do DetranRS em 2019, e está implementando a Escola Pública de Trânsito, projeto que coloca a Educação para o Trânsito como prioridade da autarquia. Acredita que a Educação é a garantia de um trânsito mais humano e menos violento, e que num futuro próximo tenhamos uma nova cultura no trânsito, onde “a Vida seja a grande prioridade de todos”.

ADRIANA-RESTON.jpg

Adriana Reston

Pedagoga, especialista em Gestão de Trânsito e Transporte. Formada também em Psicologia. Atua na gestão da Escola como Vice-diretora Pedagógica e acredita que qualificando o atendimento à população através do desenvolvimento de atividades de educação para o trânsito estará contribuindo para a preservação da vida.

Carla Guglielmi

Carla Badaraco

Pedagoga, especialista em Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana. Formada também em Direito. Atua como Diretora da Escola. Há 22 anos trabalhando na área de trânsito acredita em uma nova lógica na relação das cidades e pessoas, na qual a vida é a principal protagonista.

Elenita Paulino

Elenita Paulino

Técnica em administração e bacharela em Turismo. Atua na Vice Diretoria Pedagógica da Escola. Participa do grupo de carona solidária do DetranRS e utiliza transporte público como forma de contribuir para um trânsito mais solidário e seguro.

Karine Goettert

Karine Goettert

Pedagoga, pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Atua como Vice-diretora Administrativa da Escola Pública de Trânsito. Como educadora de trânsito, sua maior missão é promover atividades educativas que ajudem a melhorar o convívio das pessoas no trânsito, provocando uma reflexão sobre a preservação e valorização da vida, nosso bem maior.

Lisete Maahs

Lisete Maahs

Pedagoga, com formação em séries iniciais no curso de magistério de 2º grau. Tem habilitação para docência em matérias pedagógicas e em Psicologia da Educação. Especialista em Supervisão Educacional, pós-graduada em Supervisão Educacional e em Formação de Educadores de Trânsito. Desenvolve na Escola atividades diversificadas de mentoria. Servidora efetiva do primeiro concurso do DetranRS, com ingresso em 1998. Contribuiu, nas suas várias áreas de atuação, na consolidação da estrutura e funcionamento desta Autarquia como um todo. Utiliza sua expertise para propugnar caminhos mais rápidos e melhores à consecução dos objetivos da Escola Pública de Trânsito.

Caroline Bergter

Caroline Bergter

Biblioteconomista, pedagoga, especialista em Gestão de Arquivos e Gestão Pública e Planejamento e graduanda em Arquivologia. Atua na Biblioteca da Escola organizando, disseminando informações e cultura. Acredita que um trânsito mais harmônico é possível com a colaboração e respeito de todos e por todos nos diferentes papéis desempenhados ao transitarmos.

Maria Costa

Maria Goreti

Pedagoga, especialista em Orientação Educacional, formada em Letras e pós-graduada em Educação para o Trânsito. Atua na Biblioteca da Escola Pública de Trânsito promovendo atividades culturais, de incentivo à leitura e de valorização do conhecimento. Acredita que a disseminação de valores positivos como o respeito e a solidariedade podem ser refletidos no trânsito, tornando-o mais humano e contribuindo para a preservação do bem maior que é a vida.

Bruna Fagundes

Bruna Fagundes

Técnica em Administração, pedagoga, pós-graduada em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Desenvolve cursos e ações educativas nas modalidades presencial e online. Como multiplicadora considera que sua maior contribuição para o trânsito resulta de exemplos positivos.

Caroline Amaral

Caroline Amaral

Pedagoga, especialista em Tutoria em Educação a Distância, mestra e doutora em Educação. Desenvolve e ministra cursos presenciais e online para a comunidade. No trânsito, realiza seus percursos procurando rever constantemente suas atitudes e considerar as perspectivas dos outros partícipes. No trabalho e no dia a dia, entende estar em um processo contínuo de aprendizagem e de reinvenção.

Daniela Pfluger

Daniela Pfluger

Psicóloga graduada pela UFRGS e especialista em Psicologia do Trabalho e das Organizações. Atua no desenvolvimento e tutoria de cursos e oficinas para a Escola. Exerce o papel de pedestre, ciclista e motorista no trânsito, e vê grandes possibilidades de mudança no trânsito a partir de pequenas atitudes.

Fernanda Lima

Fernanda Ellwanger

Giovana Santos

Giovana Mattei

Katia Daudt

Katia Daudt

Psicóloga, perita examinadora de trânsito e pós-graduada em Gestão Empresarial. Desenvolve cursos e outros projetos educativos nas modalidades presencial e online. Acredita que através da Educação para o Trânsito é possível ampliar a percepção sobre o espaço público, rever escolhas e adequar comportamentos, o que possibilita a construção de um trânsito mais cordial e seguro para todos.

Marjorie Schenfeld

Marjorie da Rosa

Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia. Desenvolve cursos, atividades e oficinas de educação para o trânsito nas modalidades presencial e online. Acredita na importância do seu exemplo, nos diferentes papéis que desempenha ao se deslocar, para motivar mudanças de comportamento e promover maior segurança, harmonia e responsabilidade no trânsito.

Paula Ebeling

Paula Ebeling

Psicóloga, especialista em Psicologia do Trânsito e pós-graduada em Educação Ambiental. Desenvolve cursos e outros projetos educativos nas modalidades presencial e online. Acredita que através da educação é possível ampliar consciências, transformar paradigmas e construir realidades mais justas, sustentáveis e saudáveis. Utiliza a bicicleta como principal meio de transporte e considera ser essa sua maior contribuição para a mobilidade urbana da cidade.

Paulo Batista

Paulo Batista

Sinara Soares

Sinara Soares

Psicóloga, especialista em Psicologia do Trânsito e em Saúde Mental, mestranda em Informática na Educação. Planeja e desenvolve cursos, palestras e oficinas nas modalidades presencial e online, bem como participa da elaboração de materiais e estratégias tecnológicas para aplicação no âmbito da Educação para o Trânsito. Apaixonada pela educação, pelo ensinar e pelo aprender, percebe seu papel, enquanto educadora, e da Escola Pública de Trânsito, enquanto instituição, como de um enorme poder transformador da sociedade e do trânsito.

TACIANA-MOURA.png

Taciana de Moura

Pedagoga, especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde e mestra em Educação. Desenvolve e ministra cursos e oficinas nas modalidades presencial e online, além de coordenar a equipe responsável por atender o público externo da Escola. Acredita que a verdadeira aprendizagem ocorre nas trocas de experiências e sua maior contribuição para o trânsito é poder compartilhar com colegas, alunos, amigos e familiares os conhecimentos construídos através do estudo e de suas vivências.

Tatiane Stein

Tatiane Stein

Pedagoga formada em 2001 (sem dúvidas quanto aos rumos que a realizariam como pessoa e como profissional indissociavelmente), habilitada em Educação Infantil (pela UFRGS, mas se tivesse concluído na UnB seria em Educação Especial), ingressou em 2004 no Detran/RS (se deixando cativar pela Educação para o Trânsito) e hoje, cada vez mais convicta quanto à importância do trabalho desenvolvido (em equipe), fica feliz em poder encontrá-los pessoalmente na Escola e/ou através dos projetos online. Adepta da bike (não por esporte, mas como meio de transporte), vegetariana (divisor de águas em sua vida), tem seu motor no lúdico, na acessibilidade e na sustentabilidade. Prefere ser chamada (simplesmente) de Tati.

Adriana Centeno

Adriana Centeno

Concluiu a faculdade de Direito em 2009 e está no DetranRS desde 2014. Atua na Coordenadoria Administrativa e Pedagógica da Escola. Gosta muito de viajar, de ler, assistir seriados e de estar com a família. Também é uma admiradora da fotografia e da cultura africana.

FOTO-ROSTO-ANA.jpeg

Ana Claudia Mello

Administradora, especialista em Gestão Pública. Atua na Coordenadoria Administrativa e Pedagógica. Acredita no poder transformador da Educação para o Trânsito, através de processos educativos que alcancem a sensibilização e conscientização dos diversos agentes na construção de um trânsito melhor e mais seguro.

Deborah Hartz

Deborah Hartz

Filipe Grisa

Filipe Grisa

Economista, especialista em Finanças e Economia da Cultura, mestrando na área de formação. Colaborador na área administrativa e no desenvolvimento de mídias da Escola. Acredita que um trânsito mais humano passa por uma mudança de consciência cultural de todos.

Gertraud Fensterseifer

Gertraud Fensterseifer

Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia e Pedagogia Empresarial. Acredito que a harmonia no trânsito independe do momento que estamos vivendo ou de nossos sentimentos. Depende, sim, da nossa postura em relação às pessoas, ao que acontece e ao que vivenciamos. Quanto mais leveza, mais tranquilidade teremos para construir uma convivência de gentileza entre diferentes, com respeito e responsabilidade.

Foto-Maiquel-Veloso.jpeg

Maiquel Veloso

Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão Pública e Gestão de Projetos, graduando no curso de Licenciatura em Física, com formação e já tendo trabalhado como Examinador e Agente de Trânsito, sempre gostou de observar e entender melhor as necessidades humanas, tendo como objetivos principais o conhecimento, a gestão, o auxílio às pessoas e o desenvolvimento de todos como um todo.

Priscila Cunha

Priscila da Cunha

Penso que trânsito é estar permanentemente vigilante para conviver com respeito e gentileza, considerando o cuidado com o outro.

Jose Antunes

José Adilson

Pedagogo, supervisor escolar, especialista em Desenvolvimento Humano e mestre em Educação na área de Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas. Contribui na organização e revisão pedagógica de textos formais da Escola e dos materiais dos cursos presenciais e online. Atua na área da educação formal há mais de vinte e sete anos e entende que a Educação para o Trânsito é sumamente importante para que alteridade e empatia sejam efetivas para fortalecer o convívio fraterno e humano no trânsito e na vida.

Maria Silva

Maria Candida

Técnica em Secretariado e pedagoga. Elabora e realiza cursos nas modalidades online e presencial. Acredita que a educação no trânsito deve chegar a todos, independente do papel exercido no trânsito. Todos somos protagonistas.

Fernanda Nozari

Fernanda Nozari

Ivana Silva

Ivana Bernardes

Pedagoga, Coordenadora do setor responsável pela Educação para o Trânsito de servidores e credenciados, o que muito a alegra, pois considera fundamental que as pessoas que carregam o nome do DetranRS em seus uniformes também carreguem a causa do trânsito seguro em seu cotidiano. Espera contribuir para a conscientização da importância de preservar a vida. #eufaçoaminhaparte

Letícia Zinn

Leticia Zinn

Lucas Saldanha

Lucas Saldanha

Graduado em Educação Física. Na Escola trabalha com a modelagem de cursos online. Ciclista e apaixonado por esportes, acredita que saúde e trânsito podem andar juntos, por isso incentiva a troca do elevador pelas escadas e dos carros pela bicicletas e caminhadas.

Renata Cidade

Renata Cidade

Psicóloga, perita examinadora de trânsito e especialista em Psicologia do Trânsito. Desenvolve e ministra cursos online e presenciais na área de psicologia e de assuntos correlatos. Auxilia os alunos a entenderem como as pessoas se comportam no trânsito, dessa forma acredita contribuir para que esse espaço de convivência se torne mais amigável, empático e tolerante para todos nós.

Renata Silva

Renata Silveira

Técnica em Administração e pedagoga. Participa da elaboração de cursos e ações nas modalidades presencial e online voltadas ao público interno, que são os servidores do quadro e os Credenciados do DetranRS. Utiliza o transporte coletivo público como principal meio de transporte e às vezes se “arrisca” como pedestre, realizando seu deslocamento a pé. Ela acredita ser essa sua maior contribuição para a mobilidade urbana da cidade.

Rosangela Petenuzzo

Rosângela Petenuzzo

Pedagoga, especialista em Gestão Educacional e mestra em Educação. Atua como docente e conteudista dos cursos presenciais e online na Escola. É apaixonada pela Educação para o Trânsito e acredita que nós podemos transformar nosso trânsito, através da educação, num lugar de respeito, de paz e harmonia. #borasalvarvidas

Escola Pública de Trânsito - DETRAN/RS
R. Lopo Gonçalves, nº 555 - Cidade Baixa
Porto Alegre - RS, CEP 90050-350
GPS -30.041746546419787, -51.22320778907545

Setup Menus in Admin Panel