Curso Recalculando a Rota a Pé – INCLUSÃO

[2ª edição]

Todos somos pedestres

O QUE É?

Um curso para olharmos sob outra perspectiva as pessoas que precisam de mais tempo para se mover e têm interesse em ocupar e desfrutar da cidade: as pessoas com deficiência, os idosos e as crianças. Fala sobre as diferenças, bem como sobre a estrutura e os cuidados necessários para que elas possam transitar com autonomia e segurança, assim como qualquer outro cidadão. E que também mostra algumas estratégias para educar as crianças para o trânsito.

PARA QUEM?

Todos os públicos.

QUAL A MODALIDADE DE ENSINO?

Online, com aulas no ambiente virtual da Escola. A carga horária de 4h pode ser realizada conforme sua disponibilidade de horário. As inscrições serão realizadas através do Portal de Educação da Escola. Ao concluir seus estudos satisfatoriamente, você terá direito ao certificado.

O QUE VOCÊ LEVA?

Conhecimento sobre o transitar das pessoas com deficiência, acessibilidade, formas de ajudar e de fazer valer o seu direito à mobilidade. As particularidades do caminhar dos idosos e das crianças, principais riscos e questões importantes para o caminhar em segurança.

CONTEÚDOS TRABALHADOS

A um passo: inclusão -

O pedestre com deficiência. Acessibilidade. Obstáculos e barreiras encontradas. Como oferecer ajuda de forma adequada, conforme o tipo de deficiência.

No passo do idoso -

Limitações do pedestre idoso. Situações de risco e formas seguras de transitar.

No passinho das crianças -

Principais riscos que as crianças correm no trânsito e formas de evitá-los. Orientações para cuidar das crianças pedestres e como ensiná-las sobre comportamento seguro no trânsito.