Curso perCurso de Bike

[5ª edição]

Educação para ciclistas

O QUE É?

Você observou que tem mais bicicletas circulando pela sua região? Gostaria de conhecer mais sobre esse modal que, atualmente, é o mais sustentável meio de transporte do planeta? Então participe desse curso, porque queremos compartilhar com você tudo que sabemos sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte, os benefícios desse modal, as regras de circulação para o compartilhamento do espaço público com responsabilidade e de maneira segura. Quem sabe, se você ainda não pedala, pode até começar a pensar na possibilidade de mudar seus hábitos e ganhar em qualidade de vida… Se pedalar não estiver nos seus planos, que tal nos ajudar para que as pessoas tenham mais empatia com os ciclistas?

PARA QUEM?

Interessados em adotar a bike em seus deslocamentos, ciclistas,  pedestres e motoristas que desejam conviver em harmonia com ciclistas no trânsito.

QUAL A MODALIDADE DE ENSINO?

Online, com aulas no ambiente virtual da Escola. A carga horária de 16h pode ser realizada conforme sua disponibilidade de horário, desde que dentro das 3 semanas de duração do curso.

O QUE VOCÊ LEVA?

Conhecimento, inspiração para uma vida mais saudável e sustentável, motivação para contribuir com a mobilidade da sua cidade e todo o conteúdo do curso, disponível para download! Ah, e se fizer todas as atividades satisfatoriamente, também leva o certificado!

Bike é... VIDA!

A bicicleta na mobilidade: benefícios da bicicleta como veículo no contexto urbano; Política Nacional de Mobilidade Urbana; exercício da cidadania e mobilização social para transformação de paradigmas; exemplos de políticas, estruturação e boas práticas de cidades amigas da bicicleta com base no Índice Copenhagenize.

Os benefícios à saúde: contribuições do uso sistemático da bicicleta para a saúde física e mental, com apresentação de estudos e pesquisas.

O veículo mais sustentável do mundo: relação da bicicleta com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável; impacto do uso massivo de automotores no ambiente; Agenda 21; Agenda 2030; a bicicleta como importante estratégia para redução de CO2 na atmosfera.

Bike é... ORGANIZAÇÃO!

Planejamento cicloviário: qualidade da infraestrutura cicloviária; plano cicloviário: conceito e características; planejamento cicloinclusivo; plano cicloviário de Porto Alegre; integração da bicicleta ao transporte público; compartilhamento de bicicletas.

Vias cicláveis: definições de ciclovias; ciclofaixas; ciclorrotas; espaços compartilhados e espaços partilhados; malha cicloviária no Brasil; malha cicloviária de Porto Alegre.

Sinalização: Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (vol. I a VII) – recortes relacionados à circulação de bicicletas: sinalização vertical (placas de regulamentação, advertência e indicação); sinalização horizontal; sinalização semafórica.

Estacionamento: paraciclo; bicicletário; suportes; travas.

Bike é RESPONSABILIDADE!

Contextualização: Código de Trânsito Brasileiro; destaque para alguns direitos e deveres de ciclistas e de outros partícipes; dados estatísticos sobre frota de veículos motorizados e frota de bicicletas no Brasil; acidentalidade e mortalidade de ciclistas no Brasil.

O ciclista no trânsito: manutenção da bicicleta; partes que compõem a bicicleta; equipamentos obrigatórios; equipamentos recomendados; normas de circulação; orientações de segurança; infrações relacionadas; bicicletas elétricas; transporte de crianças; cuidados relacionados a crianças pedalando; serviços para ciclistas, exemplos de equipamentos inovadores.

O pedestre e o ciclista: utilização de ciclovias e ciclofaixas; espaços compartilhados; cuidados nas travessias.

O motorista e o ciclista: hierarquia do trânsito – responsabilidade pela segurança; preferência de passagem; ultrapassagem; campanhas de conscientização; uso de ciclovias e ciclofaixas; infrações relacionadas; infrações cometidas no RS; tecnologia veicular para segurança de pedestres e ciclistas; transporte de bicicletas em veículos automotores e infrações relacionada