Instrução de primeiros socorros na Escola

Para a Escola Pública de Trânsito do DetranRS, representante direta do Estado e da Segurança Pública, a importância dos primeiros socorros é tão vital quanto as próprias lições sobre trânsito e direção segura. Como guardiões do conhecimento e facilitadores do aprendizado, é fundamental que os servidores da Escola possuam noções básicas de primeiros socorros, dado o fluxo constante de grupos que frequentam suas instalações e os quais incluem todas as faixas etárias.

Diante disso, no dia 02 de abril, a Escola recebeu o socorrista/emergencista Fábio Bortolotti, o qual é instrutor sênior, credenciado HSI (Health & Safety Institute) Nível Profissional para Programas de Treinamento de Ressuscitação: a) Suporte Básico de Vida ASHI para Profissionais da Saúde; b) Suporte Avançado de Vida em Cardiologia ASHI; e c) Suporte Avançado de Vida em Pediatria ASHI. O profissional se disponibilizou de maneira voluntária a dar o curso de Suporte Básico à Vida (SBV), também conhecido como BLS (Basic Life Support), com duração de 8 horas e certificação internacional.

Esse suporte representa um conjunto fundamental de procedimentos e técnicas essenciais para a estabilização e preservação da vida em emergências médicas. Consiste em intervenções simples, porém críticas, como o uso adequado do torniquete para controlar sangramentos profundos, a reanimação cardiopulmonar (RCP), que são compressões torácicas intercaladas com ventilação para manter a circulação sanguínea em casos de parada cardíaca, e a manobra de desobstrução das vias aéreas para lidar com casos de engasgo, bem como a utilização de desfibriladores externos automáticos (DEA) quando disponíveis.

Um total de 17 servidores receberam esses conhecimentos teóricos e práticos. Foi uma verdadeira aula para a Vida, com a intenção de preparar os colegas para que possam lidar com possíveis emergências médicas. E para que isso ocorra de maneira efetiva, é necessário um Plano de Emergência para Escola. A ideia é dar então andamento à elaboração desse plano, bem como à aquisição dos respectivos materiais e equipamentos necessários.

Além disso é imperativo que todos os servidores da escola sigam recebendo treinamento e atualizações regulares, considerando especialmente que as intervenções médicas de caráter urgente não fazem parte da rotina que envolve a Escola Pública de Trânsito do Rio Grande do Sul.

Confira outros eventos que acontecem na Escola clicando AQUI.