“Ônibas” em ação – Atividades presencias na Escola

"Ônibas" em ação - Atividades presencias na Escola

ÔNIBAS em Ação! Após inauguração da Escola, as atividades presenciais voltaram com tudo! E nessa quinta-feira, 19 de outubro de 2023, foi a vez do projeto Trânsito na Escola! A atividade envolve nossa Ônibas, nome dado que representa o feminino, homenageando as mulheres que são exemplos de cuidados ao transitar, pois cometem menos infrações e sinistros do que os homens.

O objetivo da experiência é proporcionar ensino-aprendizagem relacionadas ao trânsito e aos processos de socialização, a fim de que as crianças se percebam como parte integrante e pensem sobre sua participação no espaço público, bem como sobre a necessidade de autocuidado e da boa convivência em todos os ambientes.

A primeira escola a ser contemplada no retorno desse projeto foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta da Cunha Silva, a qual já participou do projeto-piloto em 2022, disponibilizando o local para realização do evento, pois nesse período o DetranRS ainda não tinha um espaço físico adequado.

Foi uma tarde de muita interatividade, onde a Escola Pública de Trânsito buscou a turma de 21 alunos no colégio e levou até a sede. Lá a criançada (turma de primeira série – idade entre 6 e 7 anos) se divertiu e aprendeu muito.

O cronograma envolveu inicialmente uma conversa para apresentação da equipe da Escola, contextualização da atividade e orientações sobre comportamentos seguros no translado dos alunos e professores na Ônibas. Durante o trajeto, as professoras da Escola DetranRS aproveitaram os elementos da rua para convidar os alunos a refletirem sobre o trânsito e os diferentes papéis que representamos ao transitar.

Na sede, as crianças foram recepcionadas pela nossa querida personagem Belinha! Os rostinhos de alegria já anunciavam o envolvimento deles nas duas etapas propostas. Houve formação prévia de dois grupos entre os alunos, assim enquanto um ouvia histórias e participava de representações superanimadas e interativas, o outro jogava online. Foram momentos bem distintos, porém ambos instigaram a concentração e raciocínio dos pequenos. Antes do revezamento dos grupos nas salas houve um intervalo com lanche e descontração. Assim todos puderam participar de maneira tranquila e proveitosa em cada etapa.

Após conclusão das interações, na chegada à escola de origem, houve entrega do material de apoio (kit com camiseta para o professor e 1 kit infantil por aluno, incluindo os ausentes): Jogo de Memória – Jogo dos 10 Erros – Adesivo – Material escolar (caderno, lápis, borracha, estojo, régua), gerando muita alegria nas crianças e respectivos familiares que os recepcionavam.

Foi uma troca de grande valia, de muita empolgação, interesse e aprendizado da turminha. Os comentários foram unânimes, todos amaram a experiência e comentaram seus momentos favoritos. Certamente esse grupo já fará diferença nos seus círculos de amigos e familiares.

E foi assim (um sucesso!) o início dessa prática que envolverá muitas escolas. As próximas a participarem ainda nesse semestre, serão: Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Leopolda Barnewitz e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Mané Garrincha. Aos poucos a educação no trânsito vai se disseminando de forma lúdica e efetiva.

23 de outubro de 2023