Terceira turma do Projeto Trânsito na Escola!

No dia 23 de novembro de 2023 a Escola Pública de Trânsito recebeu mais uma turma, a terceira, que também já havia participado do projeto piloto em 2022.

Nossa ÔNIBAS foi até a Escola Estadual de Ensino Fundamental Mané Garrincha buscar uma turminha de 19 alunos de primeira série (idade entre 6 e 7 anos). Houve, como sempre, uma conversa inicial antes de iniciarem o deslocamento para orientações sobre comportamentos seguros no translado dos alunos e professores. Em seguida o grupo foi em direção à Escola, durante o trajeto os alunos participaram da Aula de Vida vendo pedestres, ciclistas, diferentes veículos, sinalizações e conhecendo as regras de convivência. As professoras da Escola do DetranRS aproveitaram os elementos da rua para convidar os alunos a refletirem sobre o trânsito e os diferentes papéis que representamos ao transitar.

Na sede, as crianças participaram de diversas atividades e brincadeiras lúdicas, entre elas, vídeos curtos da Turma da Mel, simulação de travessia na faixa e os jogos Perguntas Cruzadas, Pare/Ande e Que Som é Esse? A querida personagem Belinha também apareceu para surpreender e conscientizar as crianças sobre a dimensão do trânsito e de como o comportamento de cada uma pode impactá-lo.

Além da alegria de participarem das interações propostas, os pequenos também ficam ansiosos pela hora do lanche, um momento de descanso e conforto pra eles e que desperta a sensibilidade nos colegas, gera uma aproximação com a realidade de cada um.

A experiência foi mais um sucesso, proporcionando ensino-aprendizagem relacionadas ao trânsito e aos processos de socialização, onde as crianças puderam se perceber como partes integrantes e participantes do espaço público, e tiveram a oportunidade de vivenciaram a necessidade de autocuidado e da boa convivência em diversos ambientes.

Foram momentos de empolgação, diversão e aprendizado. Essa e outras atividades da Escola estão registradas AQUI. Clique e confira!

27 de novembro de 2023