2024 – Ano intenso na nossa Biblioteca – SARAU NATALINO

SARAU NATALINO

Chegou o final do ano de 2024 e a Biblioteca da Escola Pública de Trânsito do DetranRS tem motivos para agradecer e comemorar. Entre os tradicionais Encontros na Biblioteca, aconteceram algumas novidades, entre elas: o primeiro e emocionante Cine Biblio, que já foi apresentado no post do dia 30/12/2024; a especial Roda de Conversa, post de 03/01/2025 e o fechamento das atividades com o clássico e tão esperado Sarau Natalino, o qual sempre traz algo novo.

Dentre tantas atividades culturais proporcionados pela Biblioteca, o Sarau Natalino é um evento já esperado nesta época do ano, pois acontece desde 2019 e a cada Natal traz uma nova abordagem. Este último Sarau, realizado no dia 17 de dezembro, trouxe, além da confraternização, uma revelação de talentos! A proposta era que cada um ficasse à vontade para revelar algum dom, talento ou interesse e participasse das atividades Natalinas organizadas para este dia especial.

A colega Goreti contou que, nesta 6ª edição, os talentos não foram previamente convidados, como nos anos anteriores, eles aconteceram na hora. “A ideia foi realizar um Sarau aconchegante, afetivo, com talentos espontâneos”. Assim, foram planejadas quatro categorias de participação: declamação, dramatização, coral e música.

1. Declamação: alguns dos colegas presentes escolheram textos pré-selecionados pelas colegas da Biblioteca. A interação revelou gostos pessoais, ideias e leituras que trouxeram cultura e partilha de opiniões;

2. Dramatização: três grupos foram formados para que selecionassem um dos 6 cartões, todos com cenas Natalinas, e deixassem fluir a imaginação para então apresentarem breves encenações relacionando Trânsito e Natal. A brincadeira provocou criatividade, improviso e boas gargalhadas;

3. Coral: foram entoadas 4 músicas natalinas: BATE O SINO (Jingle Bells), de Pierre Pierpont; ANOITECEU (Boas Festas), de Assis Valente; VIDA, de Glória Oliveira; e NATAL BRANCO (White Christmas), de Irving Berlin. Curiosidade: a canção Anoiteceu, apesar de despertar melancolia, é a música natalina brasileira mais conhecida e foi escrita no Natal de 1932 num momento de tristeza e saudades pelo compositor Assis Valente;

4. Música: foi apresentado um belíssimo solo pelo colega José Adílson: O PRIMEIRO NATAL – Hinário Presbiteriano Novo Cântico. Um talento revelado que despertou muitas emoções.

E, para finalizar, a colega Deborah Ortega Hartz leu uma mensagem de sua própria autoria para reflexão de todos. O texto falava sobre sermos natureza e não observadores dela: “Cada ser tem seus próprios ciclos… de altos e baixos, somos energia, frequência e vibração. Do mesmo jeito que um jardim, em condições favoráveis, pode florir, o ser humano, num ambiente correto, pode ser sua melhor versão.” E a Escola é esse espaço, onde há inclusão, diálogos e oportunidades como estas, proporcionadas pela Biblioteca, para que cada pessoa possa ser uma faísca de motivação ao próximo.

Clique nas imagens para ver melhor! E para saber de outros eventos que acontecem na Escola acompanhe o nosso Por Aqui.

Clique na imagem para ver melhor
Clique na imagem para ver melhor
Clique na imagem para ver melhor
Clique na imagem para ver melhor
Clique na imagem para ver melhor
30 de dezembro de 2024
Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Setup Menus in Admin Panel