76º Encontro Nacional dos Detrans

Na semana do seu aniversário, o Detran RS apresentou a Escola Pública de Trânsito para autoridades nacionais ligadas ao trânsito, dirigentes dos 27 órgãos estaduais do segmento, técnicos e colaboradores dos diversos setores que atuam em políticas públicas da área. A autarquia gaúcha, que completou 26 anos em 1º de julho, foi convidada a mostrar o modelo adotado para todo país. A apresentação foi realizada no 76º Encontro Nacional dos Detrans, que aconteceu em Natal, Rio Grande do Norte, de 28 a 30 de junho e promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND). A programação incluiu reuniões, fóruns, palestras técnicas e minicursos, os quais proporcionaram ricas trocas de conhecimentos e experiências entre os departamentos estaduais de trânsito.

Na abertura do encontro, a diretora do Trânsito do Senatran, Maria Alice Nascimento, ressaltou em sua fala que o foco maior do segmento é a redução de mortes no trânsito e, para isso, é preciso um trabalho em equipe!

Carla Badaraco Guglielmi, da direção da Escola Pública de Trânsito do DetranRS, compartilhou o que é proporcionado à sociedade gaúcha, bem como a estrutura, organograma e princípios que norteiam o trabalho. Foi mostrado que o objetivo da escola é promover a educação para o trânsito de forma permanente, contribuindo para a construção de uma cultura de preservação e valorização da vida. E que isso ocorre através da oferta de inúmeras experiências (cursos, atividades, vivências, encontros online e presencial) para os mais diversos públicos: ciclistas e pedestres de todas as idades, professores, profissionais da área de trânsito e credenciados.

O Presidente da Associação Nacional dos Detrans e diretor do Detran RN, Jonielson Pereira, enfatizou a atuação da AND como agente de boas práticas no trânsito, articulando soluções positivas para um trânsito mais pacífico e humanizado.

O encontro debateu atualizações da legislação de trânsito, questões técnicas para melhorias no setor e inovações tecnológicas na área, contribuindo com ações estratégicas para um trânsito mais seguro.

Jonielson Pereira e Carla Badaraco Guglielmi