Curso – TudoJunto&Misturado, do programa DidáticanaPrática

#TudoJunto&Misturado é mais um dos cursos do programa #DidáticanaPrática

O #TudoJunto&Misturado é mais um dos cursos do programa #DidáticanaPrática e foi pensado especialmente para os instrutores de trânsito que atuam em CFCs para que possam aprimorar conhecimentos na prática juntamente com a Escola. A ideia nasceu da junção de dois cursos online: Mistureba e Embaralhando a aula:

MISTUREBA – curso que reúne instrutores dos Centros de Formação de Condutores e colegas da Escola Pública de Trânsito para que juntos possam inovar e aprimorar as aulas, tornando-as mais atrativas e o ensino mais significativo. A proposta veio a partir das ideias de Rubem Alves que fez uma crônica relacionando o professor e o cozinheiro. É um curso então que contém pitadas de criatividade e convida instrutores a saciarem a vontade de aprender a ensinar.

EMBARALHANDO A AULA – curso para repensar sobre a prática docente, o papel dos educadores e o papel do aluno no processo de aprendizagem diante de evolução tecnológica atual. A ideia é compartilhar os estudos que foram feitos sobre o assunto e propor novas experiências. Embaralhar a aula reforça a importância de aprender de maneira efetiva e apresenta algumas sugestões de metodologias ativas, visando qualificar o ensino nos Centros de Formação de Condutores.

Foi, então, no dia 23 de abril que houve a primeira edição do #TudoJunto&Misturado. Estavam presentes 28 instrutores de 7 CFCs, representando 4 municípios: Camaquã, Lajeado, Portão e Porto Alegre.

Durante manhã e tarde, todos os participantes pensaram sobre o papel do educador e visualizaram alternativas que promovem o protagonismo dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. O curso trabalhou com dinâmicas, conversas e material audiovisual. A ideia foi oportunizar a vivência de metodologias ativas de ensino.

Os alunos demonstraram um interesse bastante positivo por essa proposta. A proximidade entre colaboradores credenciados e servidores do Detran permite muitas trocas e engajamento.

A previsão é de que a segunda edição desse curso ocorra no segundo semestre de 2024.

Confirma outros cursos, encontros e eventos que acontecem Por Aqui, clicando AQUI.