FEPAM – CONDUÇÃO SEGURA – O que é ser um bom condutor?

FEPAM - CONDUÇÃO SEGURA - O que é ser um bom condutor?

Condução Segura é um curso criado pela Coordenadoria de Processos de Ensino e Aprendizagem para atender às demandas dos órgãos públicos do estado do RS, contribuindo para a qualificação constante dos servidores que dirigem veículos oficiais.

O próprio nome do conteúdo já instiga curiosidade. Apesar de parecer uma simples troca de nomenclatura, traz consigo uma inversão de princípios. O termo direção defensiva, ainda usado em normas vigentes, pode passar a ideia de que o condutor precisa se defender de riscos causados por outros. Por isso, Condução Segura acaba sendo o termo mais adequado para que cada condutor assuma sua responsabilidade, adotando comportamentos seguros ao conduzir o veículo.

Este curso, que possui certificação e acontece na modalidade presencial para turmas restritas, já recebeu 4 grupos de servidores da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) neste segundo semestre de 2024, totalizando 106 alunos que concluíram as 8 horas-aula.

Os tópicos foram abordados pelas servidoras professoras Renata e Rosângela. As aulas ministradas objetivaram:

• 1. Capacitar os condutores a terem uma conduta segura no trânsito;
  • 2. Identificar os comportamentos de risco e adotar os comportamentos seguros;
  • 3. Revisar algumas normas de circulação e conduta, assim como legislação sobre a área;
  • 4. Tirar dúvidas sobre conhecimentos de trânsito; e
  • 5. Debater sobre a importância do bom convívio social no trânsito.

Os encontros proporcionaram muita interação, atualização e trocas. O retorno positivo recebido dos participantes e do próprio Chefe do Departamento de Administração Geral da FEPAM, Carlos Eduardo Dorini, é muito gratificante por todo empenho envolvido em desenvolver esse conteúdo, que é muito sério, de maneira muito leve. Houve até homenagem (confira tudo nos registros).

Para conhecer a equipe da Escola e acompanhar outras atividades que acontecem POR AQUI, clique AQUI.

14 de outubro de 2024