A ESCOLA DETRANRS DE PORTAS ABERTAS!

A ESCOLA DETRAN/RS DE PORTAS ABERTAS!

Dia 25 de setembro de 2023, uma data muito especial! Pois marcou a inauguração da Escola Pública de Trânsito do Rio Grande do Sul! Uma entrega importante do DetranRS para a sociedade. Foi um dia memorável, de muita alegria, onde o sonho, o empenho e a dedicação de muitas pessoas, viraram realidade.

A cerimônia, que aconteceu no Auditório da Escola (Lopo Gonçalves, 555, em Porto Alegre), foi prestigiada por autoridades e muitos colegas da autarquia. A sede foi inaugurada pelo Governador Eduardo Leite, juntamente com o Secretário de Segurança Pública Sandro Caron e os diretores Mauro Caobelli (Diretor Geral) e Diza Gonzaga (Diretora Institucional).

O Espaço vai oferecer atividades educacionais para todos os públicos, buscando fomentar uma cultura de segurança e preservação da vida no trânsito.

A escola já funcionava na modalidade online e agora passa a contar com o espaço físico para ações e eventos presenciais, ampliando as ferramentas pedagógicas utilizadas na educação para o trânsito. Além de escolas e do público infantil, o DetranRS também prevê atividades para servidores, profissionais de centros credenciados, multiplicadores e outros interessados (pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas de carga ou transporte coletivo, etc).

O governador destacou o caráter essencial da educação na promoção de um trânsito mais seguro, e o protagonismo das crianças nesse processo de mudança de mentalidade: “A infraestrutura adequada e intervenções de engenharia são muito importantes para evitar acidentes, mas não há como falar em um trânsito seguro sem falar em conscientização. Na raiz da maior parte dos acidentes está a imprudência, por isso, a educação para o trânsito é indispensável. As crianças são muito importantes neste processo de mudança de mentalidade. Elas são multiplicadoras e podem levar os bons hábitos para dentro das famílias”, afirmou Leite.

A Escola Pública de Trânsito oferece atualmente 18 cursos on-line, um curso de especialização em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e seis cursos presenciais. Desde 2020, já foram atendidos quase 10 mil alunos.

“Agora a escola possui estrutura adequada para ampliar ainda mais a oferta de cursos de qualidade à sociedade”, declarou o diretor-geral do DetranRS, Mauro Caobelli.

O calendário de atividades será divulgado regularmente no site: https://escola.detran.rs.gov.br.

CLIQUE NA IMAGEM
27 de setembro de 2023