Abertas inscrições para os Cursos Recalculando Rota a Pé!

Os cursos Recalculando rota… a pé fazem parte do Programa Trilogia da Vida juntamente com os cursos Educação e Cidadania no Trânsito e PerCURSO de BIKE. Esses cursos são voltados para o público adulto e tem o objetivo de contribuir para a consciência de todos na preservação da vida.

O Recalculando rota… a pé – Gestor é um curso direcionado aos profissionais que atuam na gestão do trânsito e para demais profissionais que possam ter um olhar voltado a propostas de planejamento urbano, tendo consciência da sua influência sobre as escolhas das pessoas. Será analisada, entre outros tópicos, a evolução do caminhar e das formas de ocupação das cidades ao longo do tempo, a infraestrutura urbana sob outra perspectiva, lugares no mundo que incentivam a caminhada e percursos disponíveis para serem realizados a pé nas cidades do RS, contemplando paisagens com qualidade de vida e segurança.

Além desse curso, há o Recalculando rota… a pé – Pedestre, que é uma versão voltada para o público em geral, ofertando conhecimentos sobre pedestres e respectivas regras de circulação, bem como dicas de caminhadas, afinal essa é uma forma democrática, saudável, econômica e sustentável de transitar, por isso merece uma formação! O conteúdo enfoca aprender a caminhar pelas ruas com mais atenção e cuidado, pensar sobre a importância e a função das regras e da sinalização de trânsito, saber sobre os principais riscos do pedestre e como evitá-los.

O grande diferencial desses cursos é a carga horária menor, sendo que ficarão abertos e sem tutoria por todo o semestre letivo da Escola. Ambos possuem certificado e carga horária de 4h, compostos por 2 aulas e uma avaliação realizada ao final de todo estudo. Há também uma aula extra e uma biblioteca com material complementar. As inscrições para o presente semestre iniciaram 1° de agosto de 2023 e encerram dois dias antes do prazo final para conclusão, que é 01/12/2023, assim pode ser realizado de acordo com o ritmo do aluno.

São cursos totalmente autoinstrucional, ou seja, não há professor ou tutor no ambiente virtual. Todo conteúdo das aulas estará disponível em PDF, para download. É possível pedir ajuda para a equipe da escola em caso de problemas técnicos, através do e-mail: cursos-escola@detran.rs.gov.br. A proposta é oferecer esses cursos com semestralmente. O objetivo é que a partir desses materiais VOCÊ sinta-se inspirado a caminhar mais e melhor e assim inspirar outras pessoas ao seu redor. Veja mais informações no Portal da Escola, clicando em NOSSOS CURSOS.

CLIQUE NA IMAGEM