Dia da Consciência Negra: a filosofia Ubuntu como forma de salvar vidas no trânsito.

Dia da Consciência Negra:

A filosofia Ubuntu como forma de salvar vidas no trânsito

Hoje é o Dia da Consciência Negra, uma data de celebração e reflexão a respeito da presença e contribuição do povo negro em nosso cotidiano. A Escola Pública de Trânsito compartilha a Filosofia Ubuntu, uma filosofia africana dos povos bantufonos, como alternativa a diversas questões que estão presentes em nosso trânsito.

Segundo o Filósofo Renato Nogueira, “Ubuntu pode ser traduzido como “o que é comum a todas as pessoas”. A máxima zulu e xhosa, umuntu ngumuntu ngabantu (uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas) indica que um ser humano só se realiza quando humaniza outros seres humanos.”

Ubuntu propõe uma forma de existência comunitária que seja respeitosa, não egoísta. Resgatando essa cultura negra, sugerimos que no trânsito você enxergue a humanidade das pessoas que estão tentando atravessar a rua, das crianças que estão transitando próximo a escolas, do motorista que se encontra em outro carro… Assim, podemos preservar Vidas, transitando de forma mais empática, comprometida e consciente.

Fonte: UBUNTU COMO MODO DE EXISTIR – Elementos gerais para uma ética afroperspectivista. Autor: Renato Nogueira
17 de novembro de 2020