Direção da Escola Pública de Trânsito participa de eventos

Direção da Escola Pública de Trânsito participa de dois eventos realizados de 10 a 12 de novembro

Na direita, Adriana Reston representando o DetranRS no painel que encerrou o evento

A equipe diretiva da Escola Pública de Trânsito marcou presença em dois eventos importantes realizados na semana passada, de 10 a 12 de novembro. O 1° Seminário Diversidade Social e Segurança Pública: Compreender para Avançar ocorreu em Porto Alegre/RS e o 6º Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito em Brasília/DF.

O 1° Seminário Diversidade Social e Segurança Pública, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do RS, teve por objetivo disponibilizar aos recursos humanos das instituições vinculadas da SSP revisões sobre os propósitos constitucionais e legais vigentes, e sobre questões de naturezas histórica e ética que se relacionam com a concepção e atuação estatal frente às diversas e cambiantes movimentações e demandas sociais.

A vice-diretora pedagógica da Escola Pública de Trânsito do DetranRS Adriana Reston apresentou o último painel “Um retrato atual da qualificação dos profissionais da Segurança Pública no RS”, citando os cursos realizados pela Escola como de Examinador de Trânsito e Agente de Fiscalização de Trânsito, além destes, há outros cursos. Em 1 ano e três meses abrangeu-se aproximadamente 6 mil participantes. Destacou também, que frente ao número alarmante de vidas perdidas em sinistros de trânsito, os governos devem investir em políticas públicas como a Balada Segura e a Educação. Adriana Reston aproveitou o espaço para divulgar o Plano Global para a nova Década de Ação para a Segurança no Trânsito e lembrar que a segurança no trânsito não é uma opção, mas um direito.

Um público de aproximadamente mil inscritos, participou do evento que foi 100% online, entre eles servidores da segurança pública e demais convidados. As apresentações pelos palestrantes e painelistas aconteceram em formato híbrido – parte online e outra parte transmitida a partir do Palácio Piratini.

Além da fronteira gaúcha, a diretora da Escola Pública de Trânsito Carla Guglielmi, ao lado de Magnelson Carlos de Souza (FENEAUTO ), Michele Andrade UNB (PPGT) e Roberta Mantovani (EMDEC-CAMPINAS), participaram da mesa que foi intermediada por Everaldo Valenga (SENATRAN). Os quatro integrantes dessa mesa atuaram na construção do Pilar 4: Esforço Legal do PNATRANS. O debate na mesa foi acerca do tema: Como o Pilar 4 – Educação para o Trânsito do PNATRANS poderá contribuir para a redução de mortes e lesões no trânsito?

Segundo Carla Badaraco o PNATRANS é a terceira tentativa do país para salvar vidas no trânsito. A primeira foi o CTB em 1997, a segunda teria sido a 1ª década da Educação do Trânsito e a terceira está sendo o PNATRANS. No entanto Carla adverte “não vamos fazer com o PNATRANS o que a gente fez com o CTB, porque não vai adiantar se eu começar no pilar 4, na iniciativa 6”. O plano (PNATRANS) foi minuciosamente planejado e é preciso seguir as etapas, para daqui alguns anos termos resultados esperados. Ainda, é necessário o comprometimento dos gestores públicos, eles são os principais responsáveis pela implantação das ações.

“A educação não vem como um passe de mágica apesar de ser mágica”. A educação ocorre a longo prazo, deve ter um norte definido sabendo para onde vai e o que quer, com a necessidade constante de reavaliar as escolhas. Sejamos persistes e resilientes, diz Carla.

O evento ocorreu presencialmente com transmissão parcial pelos canais oficiais do Ministério da Infraestrutura.

Na segunda posição à esquerda, Carla Badaraco representando o DetranRS
16 de novembro de 2021