Elaboração das questões que compõem o exame teórico passa a ser atividade da Escola

Elaboração das questões que compõem o exame teórico passa a ser atividade da Escola

A elaboração das questões que compõem a prova teórica, atividade que era desenvolvida pela Divisão de Exames Teóricos e Práticos (DIVEX) desde 2009, passou a ser responsabilidade da Escola Pública de Trânsito em abril do ano passado. E foi no mês de setembro que ocorreu a primeira entrega do novo grupo de trabalho, as questões para os cursos especializados de motofrete e mototáxi implementadas nas provas teóricas a partir do dia 07/12/2022.

A resolução 789 do CONTRAN orienta que as questões dos exames teóricos devem ser organizadas de forma sigilosa. Atualmente, cada Detran é responsável pelo banco próprio, no entanto já existe uma discussão na Câmara Temática de Educação, de tornar o banco de provas nacional, gerenciado pela Senatran.

A equipe que atua na atividade é composta por servidores da: Coordenadoria de Educação para a Segurança e Cidadania no Trânsito (CEST), Coordenadoria de Processos de Ensino e Aprendizagem (CPEA) e Direção da Escola.

Nesse momento, o foco são as questões existentes. A proposta é conectar a avaliação aos aspectos vivenciados no trânsito, de acordo com as atualizações na legislação, bem como torná-las mais pedagógicas e menos automáticas (decoreba).

Há muitas melhorias a serem realizadas e desafios pela frente. A equipe de servidores, comprometida com a educação para o trânsito e com os princípios da Escola, concentrará esforços para oferecer um serviço de qualidade ao cidadão e realizará o trabalho de forma contínua, inclusive no sentido de disponibilizar um simulado aos candidatos como ferramenta de estudo.

 
Escola Pública de Trânsito - DETRAN/RS
R. Lopo Gonçalves, nº 555 - Cidade Baixa
Porto Alegre - RS, CEP 90050-350
GPS -30.041746546419787, -51.22320778907545

Setup Menus in Admin Panel