Escola na Operação Verão Total!

A Operação Verão Total 2023/2024, que iniciou dia 6 de dezembro de 2023 e encerra dia 10 de março de 2024, foi lançada pelo Governo do Rio Grande do Sul e mobilizou o efetivo do Detran RS para prestar uma série de serviços e realizar ações de conscientização no litoral gaúcho!

As operações iniciaram com a Balada Segura e seguiram com outras atividades, entre elas a campanha “O Melhor Item de Segurança é a Sua Atitude” e abordagens educativas, onde a Escola participou ativamente nos meses de janeiro e fevereiro. Houve ações nas praias do Litoral Norte e Sul (Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Pinhal, Torres, Tramandaí e Xangri-lá), incluindo o evento Planeta Atlântida.

As blitzes de fiscalização focaram na alcoolemia e as ações de sensibilização, que foram realizadas durante o dia, estavam direcionadas para conscientização sobre comportamentos de risco em geral, como excesso de velocidade, uso do cinto de segurança, ingestão de bebida alcóolica e/ou uso de celular ao volante. Os educadores da Escola também levaram aos veranistas outras lições de segurança, como a forma correta de usar a cadeirinha e de transportar animais de estimação, bem como orientações sobre outras regras de trânsito.

As abordagens (média de 100/dia) foram realizadas em pontos de circulação, onde foi entregue material educativo aos veranistas. Também houve campanha no Planeta Atlântida, que foi uma ótima oportunidade para convidar os jovens a participarem de interações, como conversas e perguntas que instigaram e testaram o bom comportamento de todos.

O diálogo e o material entregue durante essas operações orientavam a população para uma mudança positiva de comportamento, visando respeito às leis de trânsito, uso adequado dos dispositivos de segurança e atitudes mais responsáveis ao transitar e compartilhar vias públicas. Foram iniciativas simples que serviram para conscientizar indivíduos sobre os impactos que uma atitude irresponsável pode causar na mobilidade de todos.

Essas práticas educativas desempenham um papel fundamental na sensibilização, prevenção e preparação das pessoas para os riscos reais no trânsito, além de divulgar os serviços prestados pelo DetranRS e, em especial, pela Escola Pública de Trânsito.