Escola Pública de Trânsito presente no seminário Reconhecer

Escola Pública de Trânsito presente no seminário Reconhecer.

A direção da Escola pública de Trânsito esteve presente na comemoração do Instituto Geral de Perícias (IGP). Dia 17/07 o Instituto completou 26 anos. E para marcar essa data, foi realizado em Porto Alegre, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, uma segunda edição do seminário “ReConhecer”. O evento teve como tema: “a integração da perícia criminal gaúcha às forças de segurança”. Participaram do seminário, o secretário-adjunto da SSP, Mário Ikeda, o comandante-geral da Brigada Militar, Cláudio Feoli, o chefe de Polícia, Fernando Sodré, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), Eduardo Estêvam Rodrigues, o diretor-geral do DetranRS, Mauro Caobelli, o superintendente da Superintendência dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, e demais autoridades.

O IGP existe desde 1989 como órgão autônomo de segurança, sob o título de Coordenadoria-Geral de Perícias, ligada à Polícia Civil. Porém, em 17 de julho de 1997 o IGP assumiu a atual nomenclatura, considerando a data mais recente como aniversário da instituição, que tem como missão a realização de perícias médico-legais e criminalísticas, serviços de identificação, estudos e pesquisas, possibilitando o desenvolvimento científico da Segurança Pública.

São órgãos de execução do IGP: o Departamento de Criminalística (DC), o Departamento Médico-Legal (DML), o Departamento de Identificação (DI) e o Laboratório de Perícias (LP). Em março de 2022, foi inaugurado o prédio do Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais (Crepec), a sede definitiva do IGP, totalmente planejada para a execução da atividade pericial.

Na abertura do evento, o secretário Sandro Caron pontuou a excelência do trabalho realizado pelo IGP no Estado, destacando que O Rio Grande do Sul dispõe do melhor quadro de servidores de Segurança Pública de todo o país. A diretora-geral do IGP, Marguet Mittmann, enfatizou a constante evolução do trabalho pericial através da aquisição de equipamentos tecnológicos, os quais qualificam o trabalho dos servidores e conquistam o reconhecimento da celeridade nas perícias realizadas. E o diretor-geral adjunto, Maiquel Santos, lembrou, em âmbito nacional, que uma das conquistas mais recentes do IGP é o selo de excelência nas perícias de drogas.