Estreia no Portal uso de tecnologia assistiva para Surdos

Com o objetivo de disponibilizar à comunidade surda a opção de tradução do nosso conteúdo do Portal para a Língua Brasileiras de Sinais e atender a política de acessibilidade digital, implementamos neste mês de fevereiro a ferramenta VLibras.

O VLibras é um sistema gratuito de tradução automática, desenvolvido pelo Ministério da Economia em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital, que possibilita o acesso à informação e à comunicação para pessoas surdas. Também recebe o apoio da Câmara dos Deputados e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Por meio de um avatar 3D (intérprete virtual), no Portal da Escola adotamos o Ícaro, o recurso realiza a tradução automática da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais.

Para ter acesso a tradução em Libras é necessário clicar no ícone “Acessível em Libras”, no canto superior à direita da tela. A partir disso, será carregado o tradutor virtual bastando marcar com o cursor o conteúdo escrito em língua portuguesa.

Lembrando que, no país, a lei 10.436/2002 legitima a Libras o meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas, torna- a também a segunda língua oficial do Brasil.

O uso de avatar pode auxiliar a compreensão do conteúdo digital pelos usuários da Libras. Embora esse recurso não atenda integralmente as necessidades do público alvo, devido à complexidade do processo tradutório, a ferramenta é uma avanço e visa diminuir as barreiras comunicativas.

O Vlibras é um projeto em aperfeiçoamento que possibilita a participação de qualquer pessoa. Como exemplo, a plataforma colaborativa de construção de sinais WikiLibras. Na wikilibras podem ser sugeridas correções, novos sinais e até mesmo consulta ao banco, que tem atualmente mais de 20 mil sinais publicados. Ficou curioso? Acesse este link.

Avatar Ícaro. Fonte: Câmera dos deputados

Na imagem acima Ícaro está sinalizando “Acessibilidade em Libras”.

10 de fevereiro de 2022