GESTORES NA ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO

Com a Escola de portas abertas, chegou a vez de um primeiro encontro presencial com gestores de trânsito municipais do Rio Grande do Sul. E foi um sucesso! Na quinta-feira, dia 26 de outubro de 2023, a Escola recebeu 18 representantes de 9 municípios gaúchos (Alvorada, Butiá, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo e Sapucaia do Sul). A principal intenção do evento foi aproximar a Escola de Gestores. Considerando que a Escola tem como função precípua promover Educação para o Trânsito em todo o Estado, entende-se que essa conversa inicial e presencial, entre Escola e Figuras Públicas, é fundamental para sensibilizar, orientar e capacitar esse grupo nas questões de Educação para o Trânsito. Estabelecer vínculos com os gestores de trânsito pode favorecer um trabalho conjunto no sentido de incluir Projetos de Educação para o trânsito nas metas prioritárias dos municípios, uma vez que eles têm o poder-dever de promover políticas públicas para esse fim.

Foi muito significativo recepcioná-los na sede da Escola, onde nesse primeiro momento foi apresentado o recém-inaugurado espaço da Escola Pública de Trânsito do RS, bem como as equipes que compõe o quadro e as respectivas atividades desenvolvidas. O evento proporcionou uma roda de conversa, onde ficou claro o comprometimento de cada um presente. Foram momentos de desabafo e esperança, envolvendo relatos, iniciativas e sugestões trazidos por diferentes servidores e áreas, porém todos com um objetivo em comum: proporcionar um trânsito que seja exemplo de boas práticas, onde “multar é preciso, porém educação é prioridade”, reforçou Rogério Carlos Ribas Bittencourt, servidor do Departamento de Ensino da Guarda Municipal de Novo Hamburgo.

Teve descontração, confraternização e principalmente o início de uma parceria necessária, onde todos, durante e após encerramento, puderam sentir-se apoiados e incentivados a persistir nesse caminho de conscientização em prol de um trânsito mais seguro e educado.

Além de conhecerem a escola e um pouco de sua trajetória, todos os participantes envolvidos foram sensibilizados da importância de seus papéis na implementação de melhorias no trânsito e da necessidade de capacitação para esse serviço, a qual é possível através das diversas formações oferecidas pela Escola, considerando as responsabilidades moral, ética e legal atribuídas a ambos, tanto à Escola Pública de Trânsito quanto à Gestão dos Municípios. O grupo presente ficou por dentro dos cursos atuais oferecidos para a capacitação deles e, em específico, a Trilha do Gestor: composta por cursos que têm por objetivo agregar conhecimentos bem como auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias a quem está à frente da gestão de trânsito nos municípios, para que sejam referência de boas práticas e possam fomentar/implementar ações visando melhorias no trânsito e na educação para todos.

Houve também apresentação da Guia do Gestor, que oferece conhecimentos básicos para o exercício de suas respectivas funções, levando em conta um trânsito seguro e sustentável, consoante com os debates e ações globais.

No final do evento, todos receberam um kit da escola (ecobag, caneta, bloco de anotações e um adesivo) para que lembrem desse dia como o início de uma união que já existia, mas não era percebida na prática. O resultado foi motivação e “entusiasmo realista”, ou seja, ficou claro que ainda há muito o que fazer, mas o start foi dado. “Sentimos um fôlego, foi uma injeção de ânimo” comentou Lediani Chapuis dos Santos, Guarda Municipal de Sapucaia do Sul.

Foi um dia produtivo, com troca de experiências e comprometimento, onde a Escola indicou canais de comunicação, alinhamentos futuros e apoio, de acordo com suas atribuições e condições, no desenvolvimento de projetos que tenham por finalidade implementar a Educação para o Trânsito nos municípios, especialmente no que tange a obrigatoriedade dos mesmos em implementarem suas próprias Escolas Públicas de Trânsito.

Foi com muita alegria que esse primeiro grupo foi recebido, sabemos do esforço de cada um para estar ali, de forma presencial, dedicando energia e disposição para um bem maior. Uma experiência gratificante a todos envolvidos.

30 de outubro de 2023