Inteligência Artificial na Escola Pública de Trânsito

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO

Os colegas da escola tiveram a oportunidade de conhecer ferramentas disponíveis para o uso da Inteligência Artificial, tecnologia que vem sendo cada vez mais discutida e utilizada no mundo atual.

A ideia surgiu na Coordenadoria de Processos de Ensino e Aprendizagem (CPEA) depois que alguns colegas, com intuito apenas de testar e avaliar as possibilidades, apresentaram uma proposta de curso toda desenvolvida por IA, a qual continha cronograma, ementa, objetivos, conteúdo programático, metodologia e recursos previstos. Esse fato impressionou a todos e despertou curiosidade sobre o assunto. O colega Lucas (da CPEA) foi então convidado a trazer informações básicas de como funciona a IA e suas infinitas possibilidades.

No dia 20 de fevereiro de 2024 pela manhã, 13 servidores da Escola Pública de Trânsito tiveram conhecimento de algumas ferramentas e recursos gratuitos que podem ser utilizados por todos na IA, como o ChatGPT (https://chat.openai.com/) e o Leonardo (https://leonardo.ai/). Ficou claro que além de saber as opções que existem, é fundamental que os comandos e solicitações sejam claros e objetivos para que se obtenha um melhor resultado.

A compreensão dos princípios por trás da inteligência artificial foi bastante proveitosa. Muitos colegas saíram dessa aula já testando algumas possibilidades. Não há dúvidas do quão influente é essa tecnologia hoje, e por isso a importância de conhecê-la, bem como seus riscos e limitações envolvidas.

Além disso, a familiaridade com a IA torna pessoas aptas a participarem de debates éticos, jurídicos e sociais relacionados ao seu desenvolvimento e implementação, garantindo que essa tecnologia seja utilizada de maneira responsável e benéfica para a sociedade como um todo.

Confira outros eventos que acontecem na Escola clicando AQUI.