ÔNIBAS trouxe mais uma turma 09112023

ÔNIBAS trouxe mais uma turma!

Projeto Trânsito na Escola em ação novamente! Desta vez, nossa ÔNIBAS buscou uma turminha da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Leopolda Barnewitz, a qual já participou do projeto-piloto em 2022, disponibilizando o local para realização do evento.

A atividade foi quinta-feira, 9 de novembro de 2023, nesse dia a Escola Pública de Trânsito recebeu a turma de 26 alunos de primeira série (idade entre 6 e 7 anos), que foi trazida pela Ônibas! Mas antes da turma se deslocar houve uma conversa inicial para contextualização da atividade e orientações sobre comportamentos seguros no translado dos alunos e professores. Em seguida o grupo foi em direção à Orla do Guaíba, passando pelo Gasômetro, lá os pequenos também participaram da aula de vida vendo pedestres, ciclistas, diferentes veículos, sinalizações e conhecendo as regras de convivência.

Durante o trajeto, as professoras da Escola do DetranRS aproveitaram os elementos da rua para convidar os alunos a refletirem sobre o trânsito e os diferentes papéis que representamos ao transitar.

Na sede, as crianças foram recepcionadas pela personagem Belinha! O grupo participou de diversas atividades e brincadeiras lúdicas, entre elas, os jogos Perguntas Cruzadas, Pare e Ande, Quem é o Guarda? e Qual a Diferença? Teve intervalo pro lanche e mais interação com a turma.

A experiência proporcionou ensino-aprendizagem relacionadas ao trânsito e aos processos de socialização, a fim de que as crianças se percebam como parte integrante e pensem sobre sua participação no espaço público, bem como sobre a necessidade de autocuidado e da boa convivência em todos os ambientes.

Foram momentos de muita empolgação e aprendizado. Essa e outras atividades da Escola estão registradas AQUI. Clique e confira!

15 de novembro de 2023