Qual seu jeito de caminhar?

O vídeo abaixo, produzido pela Escola Pública de Trânsito e publicado no perfil do Instagram @escoladetranrs, revela de uma forma divertida jeitos bem peculiares de caminhar das pessoas, considerando o que apontam as características dos signos do zodíaco.

Todavia, após a descontração convém o convite à reflexão.

O caminhar é o meio de transporte mais antigo que usamos para nos locomover e está presente nos dias atuais com tendência mundial de expansão. Dizia Hipócrates “caminhar é o melhor remédio pra saúde”. As pessoas que optam por esse meio de locomoção ou como forma de exercício físico desfrutam de muitos benefícios, embora possam, muitas vezes, encontrar certas dificuldades como a ausência ou as más condições da calçada, a falta de iluminação, entre outras situações de risco.

No trânsito, não há um estereótipo de pedestre. Encontramos desde os mais cuidadosos, que atravessavam a rua na faixa de pedestre, somente quando verificaram os dois lados, que oferecem ajuda a quem precisa, até aqueles pedestres que passam correndo entre os carros parados no engarrafamento, que andam distraídos ou que aparentam estar no mundo das ideias, que manuseiam o celular, que cruzam fora da faixa, que se envolvem numa conversa e perdem a noção do que ocorre no espaço ao seu redor, entre tantas particularidades que podem ser observadas no jeito de andar das pessoas.

Esta é a realidade, a diversidade de pessoas, de características e até mesmo de necessidades e uso do espaço público.
Seja você, pedestre, motorista ou qualquer outro papel que assuma no trânsito, tenha cuidado e respeite às leis de trânsito, elas existem para proteger nosso maior bem, a VIDA!

26 de novembro de 2021